Um pouco de história

A presença dos aplicativos AZ na América Latina se deve, principalmente, ao interesse de dois importantes ilustradores argentinos: Sebastián Cabrol e Alex Dukal. Conforme artigo anterior, Dukal foi o criador do blog Mundo AzDrawing e de alguns conjuntos de pincéis. Mas foi através de Cabrol que ele teve o primeiro contato com o Azdrawing. A partir de então, Dukal tornou-se uma espécie de embaixador do AzDrawing “nestes mares do sul” – parafraseando Lulu Santos – graças a quem o AzDrawing chegou ao conhecimento de usuários no Uruguai e no Peru, além de Mozart Couto, a quem citamos sempre desde o lançamento do AzNoSekai.
Num artigo anterior sobre artistas usuários de aplicativos AZ, citamos outros ilustradores argentinos, mas os pioneiros, até onde pudemos verificar na Net, são Cabrol e Dukal.
Corrigindo o que escrevi no artigo anterior, Alex Dukal não deixou de utilizar o AzDrawing. Na verdade, ele tem uma instalação da versão em espanhol do AzDrawing 2 rodando redondo em uma máquina com MS Windows 10! Portanto, para aqueles que não desejam abandonar a plataforma Windows, é possível, sim, usufruir de todo o potencial deste incrível programa para rascunho e arte-finalização.
A propósito, percebemos, por parte de “nuestros hermanos de Latino America”, uma preferência pelo AzDrawing, mesmo em trabalhos coloridos, como é possível ver neste artigo de Alex Dukal. Já no Japão e aqui no Brasil, o “xodó” tem sido mesmo o AzPainter: basta observar os sites de tutoriais e dicas em japonês que se estão em nossa lista de links, bem como no seminal review de Mozart Couto, feito em 2014. Foi a partir dele que, em fevereiro do mesmo ano, resolvi começar a tradução do AzDrawing e AzPainter* para o português do Brasil. Assim, hoje temos, ainda que passível de correções e melhorias, os aplicativos AZ falando a nossa língua.
Nosso sincero desejo é de que esse suporte ao trabalho abnegado de Azel continue em todos os países lusófonos e hispânicos, nas Américas e na Europa. Também desejamos que mais e mais usuários deste lado do planeta conheçam estes programas e possam utilizá-los para fazerem trabalhos belíssimos como os que temos visto e repostado neste espaço. Fazer esta singela homenagem aos que primeiro experienciaram e divulgaram os programas de Azel, prestigiando e chancelando a qualidade excepcional dos mesmos com seus nomes e credibilidade no mundo da ilustração e dos quadrinhos, é o mínimo que podemos fazer como demonstração dos nossos sinceros agradecimentos.

¡Saludos desde Brasil!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s