Nesta página apresentamos a tradução autorizada do Azdrawing. Nossos agradecimentos a Azel por ter-nos autorizado a publicação deste manual em nosso blog. Página em construção.

Índice

Manipulação de Imagens

Ao usar o AzDrawing, tenha em mente que a manipulação da camada de imagem é diferente em relação aos softwares de pintura digital comuns.
A camada de imagem contém dados de 8 bits, onde os valores de alfa (tonalidade das cores) não representam apenas um estado (uma imagem de cor normal é de 32 bits RGBA – Red, Green, Blue e Alpha).
Você pode definir a cor de linha para cada camada onde, pela combinação dos valores de cor e de imagem da camada, o desenho aparece na tela.
Diferentemente das imagens convencionais em uma camada onde consta informação sobre os valores de cor e de alfa, a cor deve ser programada como sendo uma única e fixa, fazendo com que a imagem contenha menos dados.
Adicionalmente, uma vez que é fácil alterar a cor da linha, é a melhor forma de manipular o traçado.
Ao capturar imagens a cores, a imagem é convertida em escala de cinza com a informação de sombreamento (branco = transparente, preto = opaco). No caso de imagem onde não existe valor de alfa, o mesmo é gerado, uma vez que se tratam de informações sobre luz e sombra.
O tamanho da imagem que pode ser editada é de até 9999 x 9999 px.

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Sobre os formatos de arquivo de imagem suportados

ADW
(AzDrawing)
Formato dedicado do AzDrawing.
Você pode salvar e manter informações tais como camadas.
Também lê arquivos ADW que tenham sido salvos na versão para Windows.
APD
(AzPainter)
Formato dedicado do AzPainter.
Ao ler o arquivo, o AzDrawing lê apenas os valores de alfa, fixando a cor da linha da camada como sendo preta.
PSD
(PhotoShop)
Formato dedicado do PhotoShop.
Suporta a leitura em escala de cinza de 1bit a 8bit e RGB de 8bit.Ao gravar o arquivo, salva em RGB de 8bit.
Ao ler, no caso da escala de cinza de 1bit a 8bit, captura a luz e a sombra obtidos pela combinação do fundo e a imagem do branco.
No caso de RGB de 8bit lê apenas o valor de alfa da imagem.
BMP É um formato sem compressão usado no Windows.
PNG Utilizado na WEB, é um formato onde não há deterioração da imagem ao utilizar compressão sem perdas.
Não há suporte para leitura de imagens de 16bit. No caso de arquivos com alfa de 32 bits, o valor de alfa é o que será lido.
GIF Utilizado na WEB, é suportado apenas o formato até 256 cores.
JPEG Também utilizado na WEB、este formato pode degradar a imagem por causa da compressão com perdas.

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Sobre a imagem de textura para pincel

  • As imagens de textura do pincel podem ser lidas a partir de dois diretórios: o diretório de imagens padrão do sistema e o diretório de usuário, especificado nas “Preferências”.
  • No momento da seleção de imagem, arquivos e subdiretórios dos dois diretórios serão exibidos juntos. Caso hajam arquivos com o mesmo nome, o arquivo do diretório do usuário tem precedência.
  • Num diretório de imagens de textura, os subdiretórios são igualmente válidos.
    Se a quantidade de arquivos é grande, eles podem ser separados em seus diferentes tipos para criar diretórios temáticos.
    Não há limites para a hierarquia dos subdiretórios.
  • Podem ser usados os formatos de imagem BMP/PNG/GIF/JPEG.
  • Não há limites para o tamanho da imagem. O tamanho é livre.
  • O número de cores da imagem também é livre.
    Não importam a paleta de cores, se é “full color” ou o alfa da imagem.
  • Em relação as cores da imagem, o branco representa concentração de valor 0 = transparente e o preto representa a concentração 255 = completamente opaco.
    Por favor expresse o sombreamento da imagem através do branco ao preto da escala de cinza.
    No caso de imagem PNG com alfa, a parte do valor de alfa será lida da forma como está.
  • Em referência a imagem de pincel, o centro da imagem será o centro do pincel.
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Operação na tela

Barra de Espaço+Arrastar com o botão esquerdo do mouse: Movimenta a posição da tela
Barra de Espaço+Ctrl+Arrastar com o botão esquerdo do mouse: Rotaciona a tela
Barra de Espaço+Shift+Arrastar com o botão esquerdo do mouse: aumenta ou diminui o zoom da tela, ao arrastar para cima ou para baixo respectivamente.
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Menu Principal

<Arquivo>

  • Exportar
    Gera um novo arquivo da imagem atual no formato especificado.
    Em “Dimensionar”, o dimensionamento só poderá ser especificado se salvar em BMP – PNG – JPEG – PNG com Alfa.
    Em “PNG com Alfa”, mantém-se o estado do alfa da camada inteira, salvando como PNG com Alfa.
    Em “PSD sem camada (1 bit)”, grava-se em PSD uma única figura obtida pela combinação de todas as camadas, em preto e branco.
    Em “PSD sem camada (8 bit)”, grava-se em PSD uma única figura obtida pela combinação de todas as camadas, num espectro de 256 cores, do branco ao preto (escala de cinza).
  • Exportar no formato
    Exporta diretamente para um formato de arquivo específico.
    Você não poderá definir o dimensionamento.

<Editar>

  • Tamanho da Tela
    Altera o tamanho da imagem da tela.
  • Dimensionar Tela
    Altera o tamanho da imagem da tela e então dimensiona a imagem de todas as camadas.
    ※A porção da imagem fora dos limites da tela será descartada.
  • Valor de DPI
    Altera o valor de DPI (dot per inch – pontos por polegada).
    Pelo fato de alterar o valor diretamente, a imagem não é alterada.
  • Desenhar com Coordenadas Específicas
    Gera linhas e figuras geométricas com base em valores especificados de coordenadas numéricas.

<Selecionar>

  • Desselecionar
    Cancela a seleção atual, retornando ao estado sem seleção.
  • Inverter
    Permite inverter a seleção atual.
  • Tudo
    Seleciona toda a área.
  • Copiar
    Copia os dados internos do intervalo atualmente selecionado da imagem.
  • Recortar
    Copia os dados internos do intervalo atualmente selecionado da imagem para depois eliminar o original.
  • Colar em Nova Camada
    Cola sobre uma nova camada a imagem copiada através do “Copiar” e “Recortar”.
    ※Com este comando, você NÃO cola uma imagem da área de transferência.
  • Preencher
    Preenche o intervalo atualmente selecionado.
    ※Se não houver seleção, toda a área é preenchida.
    ※Se for especificada uma textura na janela Opções, o preenchimento será a textura.
  • Limpar
    Limpa dentro da área atualmente selecionada.
    ※Se não houver seleção, tudo será apagado.
    ※Se for especificada uma textura na janela Opções, a área selecionada será preenchida com a textura.
  • Importar
    Lê a parte selecionada do arquivo que foi exportada e a aplica na seleção atual.
    Caso a imagem inteira também tenha sido exportada, ela também será aplicada.
  • Exportar (Apenas a Seleção)
    Captura a informação da área atualmente selecionada e gera um arquivo a partir dela.
    A extensão do arquivo será “*.sel”.
  • Exportar (Seleção e Imagem)
    Captura a área selecionada e a imagem dentro dela, gerando um arquivo.

<Visualizar>

  • Ocultar Interface
    Oculta todas as subjanelas atualmente exibidas.
    Quando executado novamente, restaura ao estado anterior ao ocultamento.
  • Redefinir Tela
    A imagem inteira é alterada para que a ampliação coincida com o tamanho da janela; também desfaz a rotação da tela.
  • Grade
    Exibe as linhas da grade.
  • Linha Divisória
    Exibe linhas de grade para dividir o tamanho da tela em um número específico de quadrantes.
  • Espelhar Tela
    Inverte a imagem para a esquerda e para a direita.
    Estando a imagem já invertida na tela, retorna para a exibição original (não invertida).
  • Barras de Rolagem na Tela
    Exibe ou não as barras de rolagem na janela principal, você decide se deseja ocultá-las.
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Filtros

※ Ao usar os filtros, é aplicada uma seleção e uma camada de máscara.

<Cor(Alfa)>

  • Inverter
    Inverte a cor (informação de sombra).
  • Aplicar Textura
    Na imagem atual, permite aplicar a textura especificada na janela Opção.
    O valor da imagem atual e da textura serão multiplicados.
  • Níveis
    Arraste as três setas acima: entrada mínima – entrada intermediária – entrada máxima;
    Arraste as duas setas abaixo: saída mínima e saída máxima;
    Especifique o valor e corrija.

<Quadrinhos>

A posição do centro do desenho é o centro da tela por padrão.
Se desejar alterar a posição do desenho, clique com o botão esquerdo do mouse na tela, com a janela do filtro ainda aberta.
Observe que a pré-visualização será exibida em vermelho.

<Outros>

  • Operar com Outra Camada
    Manipula o valor da imagem da camada atual com base no valor da imagem de uma outra camada.
  • Correção de Linha de 1 px
    Linhas desenhadas com a caneta de ponto de 1 px de largura são processadas para ficarem limpas.
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Configuração de Ambiente (Preferências)

<Opção1>

  • Altura e Largura da Imagem ao Iniciar
    Especifica o tamanho da imagem ao iniciar
  • Número de vezes de desfazer
    Especifica o número máximo de vezes do desfazer.
  • Cor de fundo da tela
    Especifica a cor de fundo da tela (a parte fora do escopo da imagem).
  • Tipo de janela da subjanela
    Caixa de Ferramentas:
    A subjanela sempre irá aparecer  na frente da janela principal.
    A depender do gerenciador de janelas, pode não ser possível apresentar a subjanela em uma área de trabalho separada.

    Janela normal:
    Trata a subjanela como uma janela normal.
    Quando a janela principal está ativa no momento, a subjanela será exibida atrás da janela principal.
    Escolha esta opção caso queira que a subjanela apareça em uma área de trabalho separada.
  • Fonte da subjanela
    Especifica a fonte das janelas Opções e Pincel.
    Esta configuração terá efeito na próxima inicialização do aplicativo.

<Opção2>

  • Confirmar sobrescrever
    Quando um arquivo é salvo com “Salvar”, exibe uma mensagem de confirmação.
  • Exibir mensagem quando salvar em formato que não ADW
    Ao Salvar“, se o arquivo atual não é em formato ADW (AzDrawing), exibe uma mensagem de confirmação.
    Sempre que quiser salvar no formato ADW, faça-o para evitar erros ao sobrescrever um arquivo gravado em um formato diferente.
  • Desfazer todos os dados que podem ser transferidos para arquivo
    Junta todos os dados do desfazer em um arquivo salvo no diretório de trabalho.
    Normalmente usado quando os dados são grandes e o tamanho da memória é insuficiente.
  • Janela principal, ativa automaticamente
    Quando o cursor do mouse move-se sobre a tela da janela principal, esta passa ao estado de atividade automaticamente.

<Aumentar ou diminuir largura>

  • Dimensionamento por etapa (menor do que 100%)/(maior do que 100%)
    Para os botões “+” ou “-” da ferramenta Ampliação (ícone da lupa) na janela de ferramentas, permite especificar os valores de incremento ou diminuição a cada clique nestes botões.
    Pode-se especificar dois tipos de valor de incremento e/ou diminuição: para valores menores do que 100% de ampliação e para valores maiores do que esse. Ex.: definir para valores menores que 100% ampliações de 10 em 10 (10%, 20%, etc.) e, para valores a partir de 100%, ampliações de 100 em 100 (200%, 300%, etc.).
  • Rotação por etapa
    Para os botões “+” ou “-” da ferramenta Rotação (ícone da seta curva) na janela de ferramentas, permite especificar o incremento ou diminuição dos valores de rotação da tela, de maneira semelhante ao Dimensionamento por etapa (menor que 100%).
  • Tamanho do pincel por etapa (ao arrastar)
    Ao alterar o tamanho do pincel arrastando-o (utilizando o pincel ou ferramenta semelhante – como a borracha – segurando ao mesmo tempo Shift + clique do botão esquerdo do mouse ou por atalho personalizado), especifica em quantos pixels deve ser o incremento ou decremento do tamanho do pincel a cada movimento do mouse.

<Diretório>

Especifica o diretório de usuário para as imagens de textura e de pincel.

<Cursor de desenho>

Define o cursor do mouse ao usar as ferramentas pincel e caneta de ponto.
Primeiramente, desenhe uma imagem para o cursor em um software de pintura e o salve em um dos formatos: BMP · PNG · GIF.
O tamanho da imagem deve ser a partir de 1 até 32 px, tanto na largura como na altura.
As únicas três cores que podem ser usadas no cursor são branco, preto e transparente.
A parte que é desenhada na cor RGB (255,255,255) é branca.
A parte que é desenhada na cor RGB (0,0,0) é preta.
E a parte que foi desenhada em outra cor é considerada como transparente.
Uma vez que o arquivo de imagem esteja pronto, carregue-o através do botão “Carregar Imagem”.
O carregamento terá sido bem sucedido caso seja exibido corretamente na pré-visualização (quadrado à direita da frase “posição do ponto de clicagem”).
Além disso, uma vez que qualquer posição da imagem pode ser especificado como ponto de base do cursor, é necessário definir a posição X · Y em “posição do ponto de clicagem”.
Caso seja (0, 0), o ponto de partida será no canto superior esquerdo da imagem.
Se você quiser retornar o cursor para o padrão, por favor pressione o botão “Padrão”.

Configuração de Dispositivos

Para cada dispositivo de entrada, você pode configurar o comportamento dos botões e/ou teclas de atalho/função.

<Dispositivo>

A partir da lista de dispositivos, selecione aquele que deseja definir.
Os dispositivos listados podem estar conectados ou não, caso seja um dispositivo detectado com dados de configuração.
“Padrão” é a configuração padrão.
Com o botão “Excluir”, você pode excluir a configuração do dispositivo que está selecionado no momento.
Ainda que itens da lista de dispositivos sejam excluídos, caso os dispositivos estejam conectados, você será capaz de redefini-los ao reiniciar o software.
Com o botão “Limpar”, você pode limpar as configurações do dispositivo atual.

<Botão + Tecla Modificadora>

Onde uma lista de combinação do número do botão de função e tecla modificadora é exibida.
Escolha a combinação que pretende definir, o comando e a operação a ser executada quando o botão e a tecla modificadora forem pressionados, selecionando a partir da lista de ações.
Deve notar-se que o número da tecla é, basicamente: 1 é o botão à esquerda, 2 é o botão do meio, 3 é o botão direito, 4 na direção da roda vertical, 5 tornou-se uma roda vertical descendente.
Caso queira descobrir qual número pertence a qual botão, pressione o referido botão na parte superior do campo “Confirmar o número de botão”.
O número do botão pressionado é exibido.

<Lista Comando/Ação>

Você pode definir uma lista de comandos e ações a ser exibida.
Caso o comando não seja especificado, mantém-se o comportamento definido por padrão.
“Operação principal (botão esquerdo)” faz com que o botão esquerdo seja o botão principal da operação.

[◆ para a combinação dos botões de operação principal e as teclas modificadoras]

A combinação do botão de ajuste e a tecla modificadora para a “operação principal” na lista de operações.
A função não está operacional, mesmo se ela for definida.
(Por exemplo, caso a tecla 1 é definida como “operação principal”, se alguma operação é definida como 1 + Ctrl, na verdade não foi realizada a fixação para este conjunto)
Isso porque cada ferramenta com + Ctrl e + Shift tem seu próprio comportamento atribuído e aqui foi definida uma operação para ser executada mas que não funciona. Ela será desativada.

[◆ Sobre a mesa gráfica]

No caso de mesas gráficas, o dispositivo é dividido em três.
Se for operada como uma caneta normal será uma “stylus”, se tiver sido manipulada a parte que simula a borracha será “borracha” e se for utilizado o mouse sobre a mesa será um “cursor”. Ou seja, ela será tratada como três dispositivos diferentes.
Portanto, para que seja executada a borracha ao desenhar com a parte referente à borracha do stylus, antes de tudo devemos criar um pincel com função de borracha, através do menu do botão direito em “Definir pincel registrado […]” para o botão 1 do dispositivo chamado “borracha”.
Além disso, no caso de mesas gráficas, o número do botão para a ponta da caneta é 1, 2 para os botões laterais da caneta, 3 para o botão da traseira, … e assim por diante.
No entanto, caso tenha alterado a configuração de botões através do sistema, será considerado o que foi definido no sistema.

[◆ Sobre a tecla Alt]

A combinação de botão + Alt não funciona para definir a ação para a tecla, ou seja, para alguma ação atribuída à tecla Alt através do sistema, Alt + botão pressionado é uma combinação que não é detectada pelo aplicativo.
Assim como ocorre no Ubuntu, em que Alt + clique com o botão esquerdo do mouse + arrastar é utilizado para mover uma janela, nessa circunstância não é possível usar a tecla Alt no aplicativo.
Portanto, é preciso alterar as configurações relacionadas com o funcionamento da tecla Alt, definindo-o de maneira diferente em cada ambiente de trabalho.
Nos casos em que podem ser alteradas as configurações do sistema, você precisará editar o arquivo de configuração do AzDrawing.
Sobre a configuração das teclas de atalho, em muitos casos fica no diretório “~/.config /nome-do-desktop”,
Por favor, dê uma olhada nos arquivos XML de lá.
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Configuração de Teclas de Atalho

Define as teclas de atalho.

  • A tecla aqui definida, ao ser pressionada, executa a ação na janela principal quando está ativa.
  • Só pode ser configurada uma tecla para cada ação. Por exemplo, Ctrl + A não pode ser definida como tecla de atalho.
  • Ao pressionar a tecla no momento em que seleciona o item que pretende definir, define-se a tecla.
  • Ao pressionar a tecla de espaço o atalho será apagado.
  • A respeito de “tecla + operação”, quando você realiza uma ação sobre a tela, ao pressionar a tecla, a operação definida é executada.
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Janela de Ferramentas

Ferramentas

Pincel de Desenho Seleciona o pincel de desenho.
(Apenas no modo à mão livre) Shift + arrastar para a esquerda ou para a direita
Altera o tamanho do pincel atual.
Aumenta ou diminui o tamanho da largura do pincel em 1px, conforme especificado na configuração do ambiente.
(Apenas no modo à mão livre) Ctrl + clicar / arrastar
Se a régua está no modo ON na janela Opções, define a direção do traço para cada régua.
Caneta de Ponto
(Dot Pen)
Desenha uma linha de pontos de 1 ~ 3px.
※ neste modo, o uso de textura não é possível.
※ Se for selecionado na janela pincel um tipo de borracha, ele se tornará um pincel de desenho (não se limitando à quantidade de pixels da caneta de ponto selecionada).
[1 px / 2px / 3px] … para especificar a espessura da linha.
[Afinamento] … torna a linha mais fina possível.
(Apenas no modo à mão livre) Shift + arrastar
Desenha com a borracha de 1px.
(Apenas no modo à mão livre) Ctrl + clicar / arrastar
Se a régua está no modo ON na janela Opções, define a direção do traço para cada régua.
Preenchimento de Forma Preenche a figura.
[Primeiro item] … Especifica a densidade do preenchimento.
[Segundo item] … Especifica o tipo de preenchimento de cor.
[Usar opacidade do pincel] … utiliza a densidade do pincel atual.
[Antisserrilhamento] … aplica o antisserrilhamento para suavização das bordas da forma.
Borracha de Forma Apaga a figura.
 

 

 

 

 

Preenchimento (Balde)

Ao clicar sobre a tela, preenche a parte delimitada por uma linha nesse local.
[primeiro item] … Especifica a opacidade do preenchimento.
[segundo item] … Especifica o tipo de processamento.
[terceiro item] … Especifica a opacidade quando no modo “Menos do que a Opacidade Especificada”.
[quarto item] … Especifica o tipo de cobertura.
[Usar opacidade do pincel] … Faz da opacidade atual do pincel a opacidade do preenchimento.
[Desabilitar camada de referência] … Desativa a camada original como referência de preenchimento, preenchendo a camada atual como única fonte de referência.

+ Shift: Desativa a camada original de referência de preenchimento.

Sobre o tipo de tratamento

Antisserrilhamento Automático
Aplica o autosserrilhamento do preenchimento automaticamente na parte escolhida.
É possível aplicá-lo com linha de contorno, porém no preenchimento ele fica, até certo ponto, mais limpo.
Com linha de contorno visível, pode acontecer de ficar uma parte mais próxima sem preenchimento.

Menos do que a Opacidade Especificada
Aplica preenchimento com uma opacidade menor do que a especificada.
Isto é útil para áreas com linha de contorno ou de forma escuros.
Se o valor de opacidade especificado for 255, o valor da cor (valor alfa) de preenchimento será menor que 255.
As partes próximas ao contorno que não receberem preenchimento poderão ser preenchidas manualmente.

Sobre a camada de referência

Caso observe destacado um ícone em forma de balde numa das camadas da caixa de camadas (layer), significa que ela está sendo utilizada como referência para preenchimento.
(Se uma camada de referência não é especificada, o preenchimento se baseará na camada atual).
Por exemplo, se você deseja que o preenchimento de uma parte delimitada por uma linha seja feita em outra camada e a camada do desenho (contorno) está marcada como referência, ao preencher a camada desejada esta ação será feita com base na imagem da camada de desenho. Assim, você pode executar o preenchimento a partir de uma camada diferente.

GIF Utilizado na WEB, é suportado apenas o formato até 256 cores.
JPEG Também utilizado na WEB、este formato pode degradar a imagem por causa da compressão com perdas.